Halitose

Nada mais confortante nas relações sociais que a segurança de um hálito saudável!

A preocupação com a saúde bucal deve ser estendida ao nosso hálito também!

Você sabia que a halitose (mau hálito) é considerada um problema de saúde pública, devido à grande quantidade de indivíduos que a possuem ? O problema é que a maioria dessas  pessoas não se dão conta e não buscam tratamento adequado.

Um levantamento epidemiológico realizado pelo CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose) constatou que a halitose aumenta com o avanço da idade. 40% das pessoas entre 20 e 40 anos possuem saburra lingual e consequente halitose .

Sabemos que 90% das causas do Mau Hálito são provenientes da cavidade oral. Elas se dividem em :

Fisiológicas – provocadas por :

• Jejum Prolongado
  • Alimentos de odor carregado, com alto teor de proteína e gordura animal (ex: embutidos em geral, queijos fortes, aliche, alho e cebola crus) e alto teor de enxofre (ovos, repolho, couve-flor, brócolis, alcachofra)
  • Bebidas alcoólicas
  • Tabagismo
  • Doenças metabólicas (ex: diabetes)
  • Tratamentos como as quimioterapias e as radioterapias

Orais – provocadas por :

• Doenças Periodentais
  • Peças protéticas mal adaptadas
  • Cáries dentárias
  • Estomatites e Aftas
  • Neoplasias orais
  • Presença de Cáseos
  • Presença de Saburra Lingual
  • Má qualidade da saliva

A  grande vilã das halitoses é a Saburra Lingual . A saburra lingual é o acúmulo de placa bacteriana associada a restos alimentares e restos das descamações celulares. Ela está distribuída no dorso da língua e pode se apresentar em camadas mais finas ou mais espessas. A espessura dessas camadas normalmente é o que determina uma halitose mais branda (Grau 1) ou mais agressiva (Grau 5) .

A língua é como um “tapete”, forrada por papilas que se assemelham a “pelos” é que têm uma anatomia própria. Existem línguas com anatomia mais “lisas” e línguas mais “pilosas”(com mais quantidades de papilas). Temos ainda as línguas fissuradas (possuem “fendas” entre as papilas) e línguas geográficas  (com áreas despapiladas). As línguas que mais aderem à Saburra lingual, portanto as que geram mais halitoses, são as línguas mais “pilosas” e as fissuradas. Já as línguas geográficas são as mais sensíveis e as que desenvolvem candidíase com mais frequência .

Outro componente de grande relevância  na presença das halitoses é a Saliva. A imunidade e a saúde dos tecidos orais são determinados por uma saliva de quantidade e qualidade específicas.

O exame que define a qualidade salivar se chama Sialometria . É um exame simples realizado no próprio consultório e pelo profissional da área odontológica. Ele avalia a quantidade e qualidade da saliva. A deficiência salivar ,ou seja, aquela sensação de “boca seca” (diminuição do fluxo salivar) provoca uma desidratação dos tecidos e consequente descamação das mucosas. Explicando melhor : aquelas “pelinhas” que saem dos lábios e mucosas servem de “comidas” para as bactérias que promovem a metabolização desse substrato proteico, gerando como resultado final os Compostos Sulfurados Voláteis CVS , o Mau Hálito!

Existe no mercado um exame específico, realizado através de um aparelho chamado Oral Chroma, que quantifica e qualifica os gases (CVS) gerados na boca, dividindo a Halitose em 5 níveis : da Imperceptível (Grau 1) à Severa (Grau 5). Esse exame é chamado Halimetria ou Perfil de Halitose A partir dos resultados do procedimento, um profissional preparado elabora um plano de tratamento e manutenção para esse paciente.

O tratamento baseia- se em :

• Identificação das causas e origens desses gases formados
  • Tratamento por meio de medicamentos tópicos à base de clorexidina e dióxido de cloro, além de produtos auxiliares da higiene oral.
  • Orientação de dietas e administração de vitaminas deficientes
  • Orientação da higiene dentária, dos tecidos e principalmente da língua
  • Ações de controle e manutenção do hálito saudável.

O Tratamento e a Manutenção de um Hálito Saudável devem estar sempre presentes na sua rotina odontológica .

Espero que tenham gostado dessas informações e que eu tenha contribuído para que você se sinta mais seguro em buscar ou manter seu hálito sempre saudável ! Aproveito para te convidar a conhecer nosso site e nosso trabalho !

Um Abraço !

Luciana Gutierrez de Andrade